terça-feira, 15 de abril de 2008

Japão cria roupa futurista que aumenta força do usuário em até dez vezes


Essa reportagem foi retirada na internet, no site do jornal O GLOBO da edição de 11/04/2008, site: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/04/11/japao_cria_roupa_futurista_que_aumenta_forca_do_usuario_em_ate_dez_vezes-426797802.asp
Uma empresa japonesa apresentou em Tóquio, uma roupa robótica criada para facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos. Quando o indivíduo veste a estrutura, chamada de HAL, vê sua força aumentar de forma considerável de duas a dez vezes, dependendo do modelo usado. O projeto foi baseado na animação japonesa.
O site da empresa diz que o produto já está disponível, mas somente no Japão. HAL, desenvolvida por Yoshiyuki Sankai, tem vários sensores que percebem os movimentos do corpo, ajudando os usuários a executar ações que não poderiam realizar sozinhos.
Sankai convidou o secretário-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Yoshitsugu Harada, a levantar com o braço esquerdo quantos sacos de arroz pudesse. Harada só conseguiu carregar dois sacos, pois cada um pesava dez quilos.
Posteriormente, o professor Sankai colocou três pacotes no braço de uma pessoa que usava a roupa robô e que agüentou, sem esforço algum, uma carga de 30 quilos.
Análise Crítica:
A roupa robótica é muito interessante, pois vem suprir uma das necessidades das pessoas que estão entrando na terceira idade, que hoje é um número consideravelmente crescente e que traz grande preocupação mundial.
Ela resolve uns dos problemas dos idosos que é a falta de força física, tornando-os mais independentes para realização de simples tarefas que requerem força física.
Essa inovação tecnológica reflete a preocupação mundial sobre o aumento da população de pessoas que entram na faixa etária dos 60 anos e as empresas que estão de olho nesse mercado consumidor.
Permitindo o aumento da força física, quem sabe eles poderão permanecer entre a população ativa e poder disputar uma vaga no mercado de trabalho?Além de transformar o idoso em uma pessoa mais disposta e capaz, essa roupa robótica, traz outro benefício psicológico, pois permiti ao idoso se sentir mais útil, resolvendo outro problema da terceira idade que é a depressão que atinge grande parte dessa população que tem uns de seus motivadores o sentimento de inutilidade.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Governo de resultados





A matéria "Governo de resultados" foi retirado no portal da revista exame (http://portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0914/gestaoepessoas/m0154783.html


foi escrito por Mariana Durão e publicado em 20/03/2008.


Ao incorporar princípios do mundo empresarial, o estado do Rio de Janeiro conseguiu tornar-se mais eficiente e sanear suas contas .


Os encontros trimestrais -- num modelo que segue preceitos de governança corporativa -- são exemplos do que se tornou o maior laboratório de interação entre governo e empresários no país.


Esse grupo de empresários e empreendedores não apenas financia, mas também fiscaliza as ações.


O choque de gestão do Rio de Janeiro também chama a atenção por buscar eficiência para uma das áreas mais críticas do estado, a de segurança. "Um dos principais focos do programa no estado está nessa área", afirma Gerdau. Até agora, o corte de custos total em várias frentes chegou a cerca de 300 milhões de reais, de um universo de despesas de 2,7 bilhões de reais em 2006.


Com a reestruturação, o estado conseguiu se livrar de parte de seu endividamento.

Análise Crítica:

O autor é elucidativo em relação ao tema.


O tema mostra como é importante a participação do administrador na gestão do Rio, temos como exemplo a segurança, com a participação desse profissional qualificado, houve muito avanço, como diminuição do endividamento do estado e começou a sobrar dinheiro para investimentos como na qualificação de policiais.


Com essa parceria o estado só tem a ganhar, pois os resultados vão surgindo com o tempo, como a desburocratização que certos delitos são cometidos até o momento em que o criminoso é punido, aumentando a eficiência do atendimento das ocorrências.