quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fênix: Líderes que permanecem líderes e Além dos limites



Bibliografia: Richard Foster. Inovação: A vantagem do Atacante. San Francisco:Editora Best Seller, 1985.
Resenha: páginas 219 a 258, Capítulo 9 (Fênix: Líderes que permanecem líderes e Epílogo Além dos limites).

Não são muitas as empresas nos Estados Unidos ou ao redor do mundo que pareçam ser capazes de vencer as descontinuidades tecnológicas.
As ações necessárias para atravessar as descontinuidades tecnológicas freqüentemente provocam críticas, por que são questionáveis e arriscadas.
O executivo principal tem um papel singular a desempenhar como arquiteto da estratégia de sua empresa o que rege seu desenvolvimento, ele precisa entender e tomar decisões sobre que caminhos tecnológicos devem trilhar precisa estar intimamente envolvido no desenvolvimento das abordagens gerenciais e da cultura necessárias para enfrentar esse desafio.

ALÉM DOS LIMITES

A decisão da coca-cola de enfrentar a Pepsi foi mais um lance de xadrez que estes competidores vêm jogando há anos, o grande lance de fazer os dois produtos iguais demonstra quão pequena margem de escolha foi deixada a cada uma das empresas para conseguir uma vantagem concorrencial.
Depois da competição métrica, a batalha de garrafas rivalizou com uma de marca.
A Pepsi estava tencionando usar uma nova e não desenvolvida tecnologia, sucos carbonatos distribuídos em massa, para conquistar uma vantagem concorrencial em refrigerantes.
REPORTAGEM:

A estratégia AVIAÇÃO A TAM e a baixa renda A TAM, maior companhia aérea do país, analisa uma campanha para conquistar uma parcela de potenciais clientes de baixa renda. A empresa deverá anunciar em breve a venda de passagens com parcelamento em até 12 vezes. Atualmente da TAM, não confirmada pela companhia, é vista pelo mercado como uma reação à chegada da Azul Linhas Aéreas. A nova empresa de David Neeleman, o americano que fundou a Jet- Blue e tem cidadania brasileira, deve começar a operar em dezembro com uma agressiva estratégia de vendas parceladas. Hoje, apenas a Gol parcela suas vendas em 12 vezes.
ANÁLISE CRÍTICA:

A reportagem complementa a resenha do livro, ela mostra como as empresas buscam de toda forma inovar para manter seus clientes e conquistar novos clientes, assim como a gol e a TAM e a Pepsi e coca-cola, e outras concorrentes, sempre estão antenadas nas empresas do mesmo ramo e em seus consumidores para produzir produtos melhores e que atendam as necessidades dos clientes e seus gostos.
Esse papel de inovação cabe ao executivo principal que fará com que a empresa tenha estratégias bem melhores e sustentáveis.
Para isso ele precisa entender e tomar decisões sobre que caminhos tecnológicos devem trilhar e precisa estar intimamente envolvido no desenvolvimento das abordagens gerenciais para enfrentar esse desafio.

Contra-Ataque: A melhor defesa


Bibliografia: Richard Foster. Inovação : A vantagem do Atacante.San Francisco:Editora Best Seller, 1985.
Resenha do capítulo 08 pág.183 a 214 (Contra-Ataque: a melhor defesa).

A Gavilan Computer, fabricante de microchips, levantou 31 milhões para dar início à Gavilan como fabricante de computadores portáteis, depois de mais de um ano ele apresentava seus produtos, os compradores ficaram entusiasmados, outras empresas incluindo a Compaq, Hewlett-Pachard e a Grid sentiram um imenso mercado potencial, começaram a desenvolver também seus próprios computadores portáteis.
Para entrar novamente no mercado a Gavilan arranjara com a Hitachi o fornecimento de disco para seus discos magnéticos de 3 polegadas e compatibilidade de software com o Lisa da Apple. A Hitachi não podia fazer as entregas em tempo e o Lisa falhou, e o pior o resto da indústria usava discos de 3 ½ polegadas e era compatível com o IBM, e o computador portátil de Gavilan estava operando fora dos padrões da indústria, a Gavilan declarou falência.
Há um grande número de razões para que isso aconteça, as empresas fracassam quando o sucesso de seu ataque depende de expandir sua área de especialização.

REPORTAGEM:

A reportagem foi retirada da revista exame do dia 16/10/2008, foi escrito por Larissa,site: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0929/gestaoepessoas/cada-seu-quadrado-390825.html

A paulista Renata Ferreira, de 28 anos, descobriu que teria de lidar com um clima difícil na Suzano Papel e Celulose logo nos primeiros meses após sua contratação, em abril de 2007. Recrutada como planejadora de demanda, ela compunha um time de cerca de dez pessoas que exerciam a mesma tarefa, mas tinham cargos e salários diferentes.
O próximo passo da Suzano será intensificar a criação de sucessores internos, missão que ficará a cargo de Carlos Griner, diretor de recursos humanos. Para tanto, o feedback passou a ganhar importância na companhia, depois de aparecer como ponto mais criticado pelos funcionários em pesquisas de clima - na mais recente, realizada em 2007, esse item teve a pior avaliação entre quase 20 quesitos analisados pelos empregados. Em maio de 2008, depois de finalizada a revisão da estrutura de cargos, os empregados da Suzano sentaram-se pela primeira vez com seus chefes para discutir o salário máximo que poderiam ganhar no cargo.


ANÁLISE CRÍTICA:

A reportagem da revista exame é um complemento da resenha do livro, ela mostra como é importante a qualificação, como ataque e defesa da organização, no momento em que Renata Ferreira foi recrutada como planejadora de demanda pela Suzano Papel e Celulose, a empresa teve considerável melhora e pode identificar os erros no seu ambiente interno. Ainda mais no período em que vivemos em que as transformações surgem de maneira muito rápida. As empresas têm que buscar melhorias contínuas para poderem se sustentar no mercado para obterem um crescimento e se solidificar no mercado. A liderança somente pode ser mantida por meio de constantes mudanças. Sem essas melhorias internas, a sobrevivência da Suzano Papel e Celulose, se tornariam impossível.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CURVA/S/EMPRESAS


Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008
Capítulos 4,5,6,7 das páginas 85 a163E, Editora Best Seller, A vantagem do atacante, Richard Foster.

As técnicas de gerenciamento de projetos, ou formas administrativas de empresas revelam suas particularidades para avanço e desempenho em produtividade das mesmas o que pela leitura do livro,busca atender solicitações e ou visões administrativas que poderiam solucionar alguns das piores problemáticas das empresas que por sua vez tranpassa o tempo em busca de atender suas pespectivas no mercado, o alvo da abordagem no livro abrange as mais variadas situações que levariam qualquer um a loucura e através de exemplos de casos reais - seja de sucesso ou não,como os processos de moldagem cronariana em busca do sucesso em produzir uma maquina vital e necessária ao ser humana frente as doenças que o acomete,tal ex objetiva chegar a chamada curva S que em sua forma administrativa mostra que qualquer um pode sim, antecipar muitos dos problemas que vai encontrar e se preparar para minimizar seus impactos.
Tal como a publicação aborda a respeito das atividades da bransport em púlblicações literárias novas e atraentes ao consumidor por seu conteúdo minimamente elucidativo as necessidades dos mesmos em alcançar seus objetivos, algo vital e necessário as empresas acontece no pro cesso de crescimento e estabilidade das mesmas,a que se valorizar o conteúdo histórico referente a empresa ,erros e acertos que possam ser de aprendisado a tomadas de decisões futras e assim elaborar uma visão de continuidade frente as necessidades tecnológicas,experimentos, materiais diferenciados e idéias novas tudo a fins de chegar em algo conclusivo e produtivo a empresa.
A perceptividade dos danos vantagens dos projetos leva a durabilidade nos mesmos e através da curva S encontramos respostas a pontos subsequentes,esforço e crescimento e também sucessos e fracassos alem de apresentar o plano decrescente,inverso o voltar,aprimorar melhorar. atender as necessidades tecnológicas,pontos produtivos se faz ainda necessário conhecer profundamente o projeto,o que se quer ,as fazes do produto,diferenciar eficacia e eficiência,pois a aplicabilidade das mesmas nos remete a produtividade e pensar em produtividade é pensar em aumentar ganhos.
Quais seriam os benefícios proporcionados pelo SDLC (Software Development Life Cycle) baseado na tecnologia proprietária da Microsoft para o desenvolvimento de softwares? O autor Marcus Garcia responde essa e outras questões nesse lançamento direcionado para desenvolvedores, gerentes de projetos e demais profissionais ligados ao universo de confecção de softwares. Dados tecnológicos,assuntos novos versando sobre as novidade e avanços que se espera das empresas.


REPORTAGEM:

Editora Brasport traz grandes lançamentos para Bienal do Rio
Info: http://www.holofote.com/webreleases/email?id_release=1542

Claudio Hollanda
Holofote Comunicação
Rua Mario Portela, 161 - 101C CEP 22241-000 - Laranjeiras Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55 (21) 3256-2393
Cel.: 55 (21) 9321-5340
e-mail / MSN Messenger: claudio@holofote.com
Skype: claudio-holofote
www.holofote.com.br

A Brasport, editora brasileira na área de informática, negócios e líder no segmento de Gerência de Projetos, participante na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Atuando ainda nas publicações de auto-ajuda, saúde, comunicação, ficção e atualidades, com lançamentos direcionados a profissionais técnicos, grandes empresas e o público em geral.Criada em 1995, a Brasport tinha objetivos traçados: mania de qualidade e ser 100% nacional. Passados 12 anos, consolidada no mercado, com 400 títulos publicados e 1 milhão de exemplares vendidos, passou a ser reconhecida como referência em livros de qualidade técnica e profissional. - executivos de grande experiência na área – e com uma eficiente rede de distribuição nacional atingindo todas as grandes redes varejistas, recentemente abriu sua filial paulistana, visando apoiar ações relacionadas a uma política de estratégia editorial, reafirmando seu comprometimento com o mercado literário.
A publicação mostra como vencer os obstáculos de uma entrevista de emprego, traz exercícios para praticar os passos de uma entrevista e desvenda os mistérios para compreender o processo completo de um encontro de seleção.
- apresenta de forma clara e objetiva ferramentas e técnicas de aplicabilidade (Análise SWOT, Benchmarking, Brainstorming, Modelo 5W2H, Gráfico de Gantt, Curva "S", Diagrama Espinha de Peixe, WBS, Método Delphi) comprovadas para o apoio e melhoria do gerenciamento. Possibilitando uma visão geral e mostrando os passos básicos de algumas dessas metodologias, o livro tem como objetivo facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática.
A necessidade de ampliar sua forma de ver a empresa onde trabalham ou para a qual fornecem serviços ou produtos, o lançamento mostra que a velocidade e o volume de novas informações que estão sendo disponibilizadas a cada dia têm aumentado significativamente o conhecimento das pessoas e alterado seu comportamento enquanto clientes.

ANÁLISE CRÍTICA:


O matéria versa sobre Projetos relacionados as necessidades das empresas,buscado demostrar a realidade vivida pela mesma, dentro de seus ganhos na sociedade que esta inserida, na forma de divulgar enquanto característica basal, conteúdos elucidativos, ainda buscando atender as necessidades do leitor. Decorre ainda sobre obras realizadas que fornecem orientações relativas as necessidades de empresários e administradores, apresenta com uma linguagem clara e instrutiva casos práticos de aplicações, tanto no contexto de melhoria de processos existentes como no de desenvolvimento de novos produtos e serviços, refletindo o conhecimento prático dos autores sobre a condução de projetos de sucesso.
Postado por Inovação às 12:58 0 comentários