quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Contra-Ataque: A melhor defesa


Bibliografia: Richard Foster. Inovação : A vantagem do Atacante.San Francisco:Editora Best Seller, 1985.
Resenha do capítulo 08 pág.183 a 214 (Contra-Ataque: a melhor defesa).

A Gavilan Computer, fabricante de microchips, levantou 31 milhões para dar início à Gavilan como fabricante de computadores portáteis, depois de mais de um ano ele apresentava seus produtos, os compradores ficaram entusiasmados, outras empresas incluindo a Compaq, Hewlett-Pachard e a Grid sentiram um imenso mercado potencial, começaram a desenvolver também seus próprios computadores portáteis.
Para entrar novamente no mercado a Gavilan arranjara com a Hitachi o fornecimento de disco para seus discos magnéticos de 3 polegadas e compatibilidade de software com o Lisa da Apple. A Hitachi não podia fazer as entregas em tempo e o Lisa falhou, e o pior o resto da indústria usava discos de 3 ½ polegadas e era compatível com o IBM, e o computador portátil de Gavilan estava operando fora dos padrões da indústria, a Gavilan declarou falência.
Há um grande número de razões para que isso aconteça, as empresas fracassam quando o sucesso de seu ataque depende de expandir sua área de especialização.

REPORTAGEM:

A reportagem foi retirada da revista exame do dia 16/10/2008, foi escrito por Larissa,site: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0929/gestaoepessoas/cada-seu-quadrado-390825.html

A paulista Renata Ferreira, de 28 anos, descobriu que teria de lidar com um clima difícil na Suzano Papel e Celulose logo nos primeiros meses após sua contratação, em abril de 2007. Recrutada como planejadora de demanda, ela compunha um time de cerca de dez pessoas que exerciam a mesma tarefa, mas tinham cargos e salários diferentes.
O próximo passo da Suzano será intensificar a criação de sucessores internos, missão que ficará a cargo de Carlos Griner, diretor de recursos humanos. Para tanto, o feedback passou a ganhar importância na companhia, depois de aparecer como ponto mais criticado pelos funcionários em pesquisas de clima - na mais recente, realizada em 2007, esse item teve a pior avaliação entre quase 20 quesitos analisados pelos empregados. Em maio de 2008, depois de finalizada a revisão da estrutura de cargos, os empregados da Suzano sentaram-se pela primeira vez com seus chefes para discutir o salário máximo que poderiam ganhar no cargo.


ANÁLISE CRÍTICA:

A reportagem da revista exame é um complemento da resenha do livro, ela mostra como é importante a qualificação, como ataque e defesa da organização, no momento em que Renata Ferreira foi recrutada como planejadora de demanda pela Suzano Papel e Celulose, a empresa teve considerável melhora e pode identificar os erros no seu ambiente interno. Ainda mais no período em que vivemos em que as transformações surgem de maneira muito rápida. As empresas têm que buscar melhorias contínuas para poderem se sustentar no mercado para obterem um crescimento e se solidificar no mercado. A liderança somente pode ser mantida por meio de constantes mudanças. Sem essas melhorias internas, a sobrevivência da Suzano Papel e Celulose, se tornariam impossível.

Nenhum comentário: