quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fênix: Líderes que permanecem líderes e Além dos limites



Bibliografia: Richard Foster. Inovação: A vantagem do Atacante. San Francisco:Editora Best Seller, 1985.
Resenha: páginas 219 a 258, Capítulo 9 (Fênix: Líderes que permanecem líderes e Epílogo Além dos limites).

Não são muitas as empresas nos Estados Unidos ou ao redor do mundo que pareçam ser capazes de vencer as descontinuidades tecnológicas.
As ações necessárias para atravessar as descontinuidades tecnológicas freqüentemente provocam críticas, por que são questionáveis e arriscadas.
O executivo principal tem um papel singular a desempenhar como arquiteto da estratégia de sua empresa o que rege seu desenvolvimento, ele precisa entender e tomar decisões sobre que caminhos tecnológicos devem trilhar precisa estar intimamente envolvido no desenvolvimento das abordagens gerenciais e da cultura necessárias para enfrentar esse desafio.

ALÉM DOS LIMITES

A decisão da coca-cola de enfrentar a Pepsi foi mais um lance de xadrez que estes competidores vêm jogando há anos, o grande lance de fazer os dois produtos iguais demonstra quão pequena margem de escolha foi deixada a cada uma das empresas para conseguir uma vantagem concorrencial.
Depois da competição métrica, a batalha de garrafas rivalizou com uma de marca.
A Pepsi estava tencionando usar uma nova e não desenvolvida tecnologia, sucos carbonatos distribuídos em massa, para conquistar uma vantagem concorrencial em refrigerantes.
REPORTAGEM:

A estratégia AVIAÇÃO A TAM e a baixa renda A TAM, maior companhia aérea do país, analisa uma campanha para conquistar uma parcela de potenciais clientes de baixa renda. A empresa deverá anunciar em breve a venda de passagens com parcelamento em até 12 vezes. Atualmente da TAM, não confirmada pela companhia, é vista pelo mercado como uma reação à chegada da Azul Linhas Aéreas. A nova empresa de David Neeleman, o americano que fundou a Jet- Blue e tem cidadania brasileira, deve começar a operar em dezembro com uma agressiva estratégia de vendas parceladas. Hoje, apenas a Gol parcela suas vendas em 12 vezes.
ANÁLISE CRÍTICA:

A reportagem complementa a resenha do livro, ela mostra como as empresas buscam de toda forma inovar para manter seus clientes e conquistar novos clientes, assim como a gol e a TAM e a Pepsi e coca-cola, e outras concorrentes, sempre estão antenadas nas empresas do mesmo ramo e em seus consumidores para produzir produtos melhores e que atendam as necessidades dos clientes e seus gostos.
Esse papel de inovação cabe ao executivo principal que fará com que a empresa tenha estratégias bem melhores e sustentáveis.
Para isso ele precisa entender e tomar decisões sobre que caminhos tecnológicos devem trilhar e precisa estar intimamente envolvido no desenvolvimento das abordagens gerenciais para enfrentar esse desafio.

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